Template de detalhes de pagamento
Introdução
Os templates de pagamento no Opa! Suite permitem criar mensagens estruturadas para processar transações financeiras diretamente pelo WhatsApp. Esta funcionalidade facilita cobranças e pagamentos de forma segura e integrada.
A API de pagamento da Meta atualmente oferece suporte somente para métodos brasileiros (Pix e Boleto bancário). Portanto, não é possível utilizar essa implementação para cobranças internacionais.
Casos de uso
- Permitido o envio de link de pagamento, código Pix e boleto, disponibilizado no botão de ação para o usuário(Enviar segunda via na tela de ações de atendimento)
- No fluxo deverá ser possível enviar o template de detalhes do pagamento no card de Segunda Via de Cobrança;
Acesso aos Templates de Mensagens
Para acessar e gerenciar os Templates de Mensagens, siga estes passos:
Acesso ao formulário
Caminho: Menu (Canais de comunicação > Modelo de mensagens(Templates de Mensagem))
Criação do Template de detalhes de pagamento
A mensagem do template deve ser clara e objetiva.
- Acesse a área de Templates de mensagem.
- Clique em Criar Modelo(template).
- Preencha o Nome do Modelo de mensagem;
- Defina o Linguagem;
- Selecione o tipo: Detalhes de Pagamento.
- Insira o Texto da mensagem;
- Clique em Salvar.
Após o envio, o template será analisado pela Meta.
Quando aprovado, será necessário:
- Vincular o template aos departamentos desejados;
- Substituir as variáveis (se houver);
- Definir um nome de atalho para facilitar seu uso.
Templates detalhes de pagamento não poderão ser enviadas através do envio em massa.
Categoria da Mensagem: Utilitário ou Marketing
Durante a criação, os templates de pagamento devem ser enviados com a categoria: Utilitário, pois tratam de transações e cobranças.
Templates classificados como
Marketing
estão sujeitos a limitações de envio. Mesmo que a API retorne sucesso na requisição, a entrega ao usuário pode ser bloqueada caso a conta ultrapasse os limites impostos pelo WhatsApp Business API.
Fluxo de Processo
graph TD A[Início] --> B[Criar Template de mensagens] B --> C[Selecionar Categoria de De Pagamento] C --> D[Configurar Texto] D --> E[Selecionar a categoria da template] E --> F[Salvar] F --> G[Enviar para Aprovação] G --> H[Template Aprovado] H --> I[Fim]
Informações importantes
- Para ser encaminhado o modelo de segunda via ou Pix com a opção de copiar, é necessário implementar um card condicional no fluxo de atendimento, posicionado antes do card
**SegundaViaCobranca**
. - Ao configurar uma template do tipo pagamento o sistema entenderá que deve ser enviado quando o usuário faz a ação de envio de segunda via.
- Quando houver mais de um template de pagamento aprovado, o sistema sempre enviará o mais recente.
- A Meta pode reclassificar o template como Marketing durante a validação.
- Os dados da cobrança (valor, vencimento, chave Pix, link de pagamento etc.) não precisam ser inseridos na criação do template. Eles serão preenchidos via requisição à API do sistema ERP, no momento do envio.
Considerações Finais
A funcionalidade de template de detalhes de pagamento foi criada para garantir praticidade, padronização e segurança nos atendimentos via WhatsApp, especialmente quando há necessidade de segunda via ou nova tentativa de cobrança. A lógica de envio, feita com base no canal e no fluxo configurado, garante que o usuário final receba a mensagem correta com os dados atualizados em tempo real via ERP.
Etiquetas
WhatsApp BrokerOpa TemplatePagamento Cobranca