Vozes
Introdução
A experiência com assistentes virtuais vai muito além das respostas rápidas e automatizadas. A sonoridade da voz utilizada também impacta diretamente na percepção de profissionalismo, proximidade e identidade da marca. Pensando nisso, o sistema já oferece vozes padrão, prontas para uso imediato. Mas, para quem busca um toque mais pessoal e alinhado com o estilo do negócio, há a possibilidade de clonar vozes reais.
Acesso ao formulário
Acesso ao formulário
Caminho: Menu Lateral (Opa! IA > Assistentes inteligentes > Vozes).
Vozes personalizadas
O sistema já disponibiliza algumas vozes padrão prontas para uso imediato. No entanto, para quem deseja tornar o assistente ainda mais personalizado e alinhado com o estilo da marca ou do atendimento, é possível clonar vozes reais, com o limite de até 3 vozes personalizadas por conta.
Para isso, basta acessar a opção Clonar nova voz. Nessa etapa, você pode escolher entre enviar um arquivo de áudio pronto ou gravar diretamente no sistema.
Se optar pela gravação direta, atente-se às seguintes recomendações para garantir a melhor qualidade:
- Grave em um ambiente silencioso, livre de ruídos externos;
- Utilize uma voz limpa, sem música de fundo ou interferências;
- Fale em tom natural, com dicção clara e pausas adequadas.
Caso prefira enviar um áudio já existente, é fundamental estar ciente dos termos de responsabilidade. O Opa! Suite não se responsabiliza pelo uso de vozes de terceiros, especialmente vozes de pessoas públicas ou famosas. O envio e uso dessas vozes são de responsabilidade exclusiva do usuário.
A qualidade do áudio enviado interfere diretamente no resultado final. Se o áudio estiver baixo, com eco ou ruído, o assistente irá reproduzir exatamente com esses problemas. A IA não corrige a qualidade do que foi enviado, ela apenas replica.
Atenção
Áudios personalizados, consomem mais créditos, fique atento aos seus índices.
Fluxograma
graph TD A[Verificar vozes disponíveis] --> B{Deseja personalizar?} B -->|Sim| C[Acessar opção 'Clonar nova voz'] B -->|Não| Z[Fim] C --> D{Como deseja criar?} D -->|Gravar direto| E[Gravar no sistema] E --> F[Seguir boas práticas de gravação] F --> H[Áudio com boa qualidade?] H -->|Sim| R[Verificar termos de responsabilidade] R --> I[Processar voz] H -->|Não| G[Regravar ou ajustar áudio] D -->|Enviar arquivo| J[Selecionar arquivo pronto] J --> K[Verificar termos de responsabilidade] K --> L[Áudio com boa qualidade?] L -->|Sim| I L -->|Não| G I --> M{Limite de vozes atingido?} M -->|Não| N[Salvar nova voz] M -->|Sim| O[Substituir ou excluir uma voz existente] N --> P[Verificar consumo de créditos] O --> P P --> Q[Fim] G --> Q
Auditoria
Para consultar a alterações sobre a aba de vozes você deve selecionar a opção auditar para consultar as ações realizadas.
Considerações finais
O uso de vozes personalizadas no assistente oferece diversas vantagens estratégicas para empresas que desejam fortalecer sua comunicação e presença de marca. A principal delas é a humanização do atendimento: ao utilizar uma voz familiar, natural e alinhada ao tom da empresa, o cliente se sente mais acolhido e confiante durante as interações.
Etiquetas
AmbienteIA AssistenteInteligente IA OpaIA VozesIA