Templates de mensagem

Introdução

Este documento descreve o processo de criação e configuração de templates que executam fluxos de comunicação no Opa! Suite. Esses templates permitem uma interação automatizada com os clientes, baseada em suas respostas.

Tipos de Templates

Templates Interativos

  • Incluem botões que permitem que os usuários realizem ações diretamente na mensagem.
  • Podem ser usados para facilitar respostas rápidas ou direcionar o usuário para ações específicas, como visitar um site ou realizar uma chamada.

Templates de Texto Simples

  • São mensagens de texto sem elementos interativos.
  • Usados principalmente para comunicar informações ou atualizações diretas que não requerem ação imediata do usuário.

Template Carrosel

  • Permitem uma apresentação visual rica através de cartões de mídia dispostos horizontalmente.
  • Cada cartão pode conter imagem, título, descrição e um botão, permitindo que os usuários naveguem por várias opções ou produtos.

Template Detalhes de pagamento

  • Projetados para facilitar transações financeiras com informações claras e acessíveis.
  • Incluem opções como boletos, pagamentos via Pix e links de pagamento, juntamente com botões para copiar informações, melhorando a experiência do cliente ao simplificar o processo de pagamento.

Processo de Configuração

Para Templates Interativos

  1. Criar um template interativo registrado WABA
  2. Aguardar aprovação do template pelo WhatsApp
  3. Criar um fluxo de comunicação baseado no template
  4. Vincular o fluxo de comunicação ao template interativo

Para Templates de Texto Simples

  1. Criar um template de texto simples registrado WBEA
  2. Aguardar aprovação do template pelo WhatsApp

Limitação de Templates de Texto

Nos templates de texto não é possível utilizar fluxos com o card Template interativo. Qualquer outro card pode ser utilizado.

Para Templates Carrossel

  1. Criar um template carrossel registrado WABA
  2. Aguardar aprovação do template pelo WhatsApp
  3. Criar um fluxo de comunicação baseado no template
  4. Vincular o fluxo de comunicação ao template interativo

Para Template Detalhes de Pagamento

  1. Criar um template de Detalhes de pagamento registrado WBEA
  2. Aguardar aprovação do template pelo WhatsApp

Atenção

No template de detalhes de pagamento, os dados de pagamento serão listados automaticamente pelos dados da integração ERP, não é necessário configuração no corpo do template.

Envio de Templates

Os templates configurados podem ser enviados através de:

  • API do Opa! Suite
  • Funcionalidade de Envio em massa

Limitação de Envio

O envio de templates que executam fluxo(template interativo) não funciona pela funcionalidade de Abrir atendimento.

Considerações Finais

A configuração correta dos templates e fluxos permite uma comunicação automatizada e eficiente com os clientes. Em caso de dúvidas, é recomendado entrar em contato com a equipe de suporte.

Etiquetas

Templates FluxosDeComunicacao WhatsApp ConfiguracaoDeCanal

Leia Também