Cobrança por WhatsApp

Introdução

Com o objetivo de aumentar a gama de canais disponíveis na execução de cobranças do ERP IXC Provedor foi disponibilizada uma nova integração. Com ela, será possível automatizar o processo de cobrança via WhatsApp, alcançando ainda mais clientes e reduzindo a inadimplência geral dos clientes da empresa.

Para consumir este recurso alguns requisitos são necessários. É necessário possuir:

  • Plataforma Opa! Suite
  • ERP IXC Provedor
  • Um número de WhatsApp ativo na sua plataforma Opa! Suite
  • Template de mensagem aprovado e ativo em sua plataforma Opa! Suite

Esta é uma integração entre IXC Provedor e Opa! Suite, sendo assim, o IXC Provedor irá buscar alguns dados do seu Opa! Suite.

Funcionalidades Principais

  1. Configuração de template de mensagem no Opa! Suite
  2. Integração com omnichannel no IXC Provedor
  3. Configuração de parâmetros de cobrança no IXC Provedor
  4. Envio automatizado de mensagens de cobrança via WhatsApp
  5. Gerenciamento de limites de mensagens

Campos Principais

CampoDescrição
Mensagem omnichannelCampo para cadastro de nova mensagem para enviar ao cliente
Canal de comunicaçãoNúmero de WhatsApp que enviará a mensagem ao cliente final
Template de mensagemMensagem modelo cadastrada no Opa! Suite
Texto do templateCampo para visualização e edição da mensagem configurada
VariáveisCampo para inserção de variáveis do IXC Provedor a serem substituídas na mensagem

Caso de Uso

  1. Configurar template de mensagem no Opa! Suite
  2. Configurar integração com omnichannel no IXC Provedor
  3. Acessar parâmetros de cobrança no IXC Provedor
  4. Cadastrar nova mensagem omnichannel
  5. Selecionar canal de comunicação e template de mensagem
  6. Inserir variáveis do IXC Provedor na ordem correta
  7. Finalizar configuração
  8. Executar régua de cobrança para envio automatizado de mensagens

Fluxograma

graph TD
    A[Configurar template no Opa! Suite] --> B[Configurar integração no IXC Provedor]
    B --> C[Acessar parâmetros de cobrança]
    C --> D[Cadastrar mensagem omnichannel]
    D --> E[Selecionar canal e template]
    E --> F[Inserir variáveis]
    F --> G[Finalizar configuração]
    G --> H[Executar régua de cobrança]

Considerações Finais

  • Os números de WhatsApp possuem limites de mensagens, que são atualizados a cada 7 dias.
  • A classificação da qualidade do número influencia o aumento ou diminuição do limite de mensagens.
  • Caso o limite diário seja atingido, não será possível iniciar novas conversas até a atualização do limite.
  • A rotina de cobrança enviará mensagens apenas dentro do limite disponível.
  • Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o suporte do IXC Provedor ou do Opa!Suite.

Etiquetas

Cobranca WhatsApp IXCProvedor OpaSuite Integracao

Leia Também