Avaliação de atendimentos por IA

Introdução

Cansado de não saber se um atendimento foi realmente bom quando o cliente não responde à pesquisa?

**Nós eliminamos essa incerteza!**

Com nossa ferramenta, a Inteligência Artificial se torna sua aliada, avaliando cada atendimento para garantir a conformidade com os padrões da sua empresa. Basta configurar os prompts e a IA fará a análise e pontuação.

Importante

Isso não substitui o feedback do cliente, mas o complementa. Você terá uma visão de dados completa, com a flexibilidade de separar as análises da IA e as avaliações humanas, garantindo o panorama mais fiel da sua qualidade.

Configuração no sistema

Acesso ao formulário

Acesso ao formulário

Caminho: Menu (Opa! IA Recursos Avaliação de atendimentos Ativar recurso)

Ao selecionar a opção de Ativar recurso uma nova aba será aberta para preenchimento de informações importantes para a análise de atendimentos.

RecursoDescrição
NomeNome da regra de avaliação
Departamentos que devem ser avaliadosVocê poderá criar prompts diferentes para outros departamentos após salvar esta configuração inicial.
Gerar observações sobre atendimentos avaliadosMarque como sim ou não.
Instruções geraisInforme aqui as regras gerais para a avaliação, válidas para qualquer nota. Inclua o contexto essencial, como por exemplo horários de atendimento e regras internas da sua empresa.

Exemplo de prompt para instrução geral

Atendimento exemplar em todos os critérios:

  • Respostas rápidas e dentro dos prazos
  • Comunicação clara, empática e personalizada
  • Forte senso de urgência quando apropriado
  • Conhecimento técnico sólido e seguro
  • Proatividade na oferta de soluções
  • Alinhamento perfeito de expectativas
  • Conformidade total com LGPD
  • Linguagem impecável
Defina os critérios de avaliação

Defina abaixo as regras que a IA deve utilizar para decidir qual será a nota de cada atendimento. Quanto mais claro e descrito for o seu prompt, mais precisa será a avaliação.

Exemplos de prompts para avaliação:

RecursoDescrição
Nota 1 (Muito insatisfeito)Identifique infrações graves e falhas múltiplas:
- Mais de 4 transferências sem resolução
- Violações da LGPD (ex.: senhas e dados sensíveis)
- Abandono do atendimento com demandas em aberto
- Uso de linguagem inadequada ou desrespeitosa
- Tempo de resposta superior a 60 minutos sem justificativa
- Ausência de senso de urgência em situações críticas
Nota 2 (Insatisfeito)Identifique falhas significativas em múltiplos critérios:
- 3 transferências ou encerramento inadequado
- Comunicação confusa/robotizada constante
- Descumprimento de prazos alinhados
- Falta de cordialidade ou educação
- Respostas técnicas inadequadas repetidas
- Não demonstra compromisso com solução
Nota 3 (Neutro)Atendimento básico com algumas falhas:
- Tempos de resposta ocasionalmente longos
- Comunicação adequada mas não personalizada
- 2-3 transferências com justificativa
- Cordialidade básica presente
- Soluções oferecidas mas sem proatividade
- Alinhamento de expectativas incompleto
Nota 4 (Satisfeito)Atendimento competente com poucos ajustes:
- Agilidade adequada (tempos dentro do limite)
- Boa comunicação e cordialidade
- Demonstra conhecimento técnico
- Oferece soluções e alternativas
- Alinhamento claro de expectativas
- Pequenos ajustes na linguagem ou proatividade
Nota 5 (Muito satisfeito)Atendimento exemplar em todos os critérios:
- Respostas rápidas e dentro dos prazos
- Comunicação clara, empática e personalizada
- Forte senso de urgência quando apropriado
- Conhecimento técnico sólido e seguro
- Proatividade na oferta de soluções
- Alinhamento perfeito de expectativas
- Conformidade total com LGPD
- Linguagem impecável

Lembre-se

Os prompts apresentados são apenas exemplos de aplicação e configuração.
Adapte-os à realidade da sua empresa para garantir um uso adequado e alinhado ao seu negócio.

Após concluir todas as configurações, clique em Salvar.

A partir desse momento, os atendimentos que antes não recebiam avaliação dos clientes passarão a ser avaliados de acordo com os parâmetros definidos por você.

Na página do Gestor, também serão exibidas novas informações no índice de satisfação: agora estarão disponíveis tanto os resultados das avaliações realizadas pela IA quanto as avaliações enviadas diretamente pelos clientes.

Saiba mais:

Para saber mais sobre a nova consulta dos atendimentos, acesse: Página inicial - Gestor e Página inicial - Atendente

Consultando os atendimentos avaliados pela IA

Para consultar os atendimentos avaliados pela IA, você precisa acessar o analítico de atendentes e buscar por registros de atendimento.

Ao acessar os registros, localize a opção de colunas e insira no filtro a opção de Avaliado por IA. Aplicando este indicador, será apresentado os atendimentos que a IA analisou e inseriu uma observação sobre a avaliação.

Acessando as observações de atendimentos feitos pela IA

Para gerar as observações no atendimento após a análise, é importante que esteja ativo a opção de Gerar observação sobre atendimentos avaliados no momento de configuração e ativação da função de avaliação automática de atendimentos.

Está em dúvida se o recurso está ativado?

Para confirmar se a função está habilitada nos departamentos, acesse: Integrações > Análise de atendimentos.
Na tabela, você verá a indicação se o recurso está ativo ou não.
Caso apareça como “Não”, clique em Ação e posteriormente na opção de gerar observação para ativar.

Depois de confirmar a ativação, você poderá validar os atendimentos encerrados nos departamentos que possuem a satisfação do contato configurada. Se você realizar a busca através dos registros de atendimento, será exibido:

  • A avaliação do cliente

  • A avaliação feita pela IA

  • A observação gerada automaticamente pela IA

Em consultas diretamente nos atendimentos encerrados, a informação ficara localizada nas informações do atendimento.

Dúvidas sobre como acompanhar o consumo da IA?

É possível monitorar diretamente na página inicial no modo gestor e também ao acessar o ambiente do Opa! IA, em ambas você terá uma visão detalhada do consumo. Saiba mais em: Página inicial - Gestor

Considerações finais

Este novo recurso de análise de atendimentos é uma ferramenta poderosa para sua empresa, mas lembre-se: ele não substitui seu acompanhamento e visão crítica. A IA fará o trabalho de analisar os atendimentos, fornecendo avaliações e observações, mas a tomada de decisão final e a implementação de melhorias dependem de você.

Para garantir que a ferramenta funcione da melhor forma, é crucial monitorar e revisar os prompts e critérios de avaliação. A inteligência artificial prioriza as informações que você fornece, se estiverem mal configuradas, as análises serão afetadas. Por isso, é fundamental monitorar e revisar periodicamente os critérios e instruções à medida que a operação evolui.

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