Funcionalidades da Integração com ERP IXC Provedor
Introdução
A integração com o ERP IXC Provedor oferece uma gama de funcionalidades que permitem automatizar e otimizar diversos processos de atendimento ao cliente. Esta documentação fornece uma visão detalhada das ações disponíveis através desta integração, permitindo uma experiência mais eficiente tanto para a empresa quanto para os clientes.
Ferramentas Principais
Segunda via da Cobrança
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
- Permite seleção de contrato para clientes com múltiplos contratos
- Oferece opções de pagamento conforme configuração do ERP (boleto, Pix, QR Code)
A opção Pix estará disponível somente se a empresa possuir integração com um banco que disponibiliza Pix copia e cola no boleto.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
---|---|
Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Nota Fiscal
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
- Permite seleção de contrato para clientes com múltiplos contratos
- Válido para qualquer modelo de nota fiscal gerado no ERP IXC Provedor
- Envia nota fiscal sem intervenção humana
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Desbloqueio de Confiança
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
- Executa desbloqueio de conexão conforme a configuração do ERP
- Verifica automaticamente os contratos do cliente e o status em que se encontra
- Informa data para próximo desbloqueio, se o cliente estiver na restrição de uso do desbloqueio (conforme configurado no ERP)
Recomendamos que seja configurado um card no fluxo para transferir o cliente ao atendimento humano, quando o mesmo estiver solicitando um novo desbloqueio enquanto está na restrição de uso do mesmo.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Liberação de Redução de Velocidade
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
- Verifica automaticamente os contratos do cliente e se estão em redução, permitindo que a conexão seja restabelecida rapidamente
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Diagnóstico
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
- Pode ser usado para analisar diversas situações do cliente como: status do cadastro (ativo ou inativo), status do contrato (ativo, financeiro em atraso, bloqueio automático, etc), status da conexão (login ativo, login inativo, etc)
Para inserir o Diagnóstico, é necessário configurar o card de Condicional, e nele selecionar a opção desejada para realizar o diagnóstico automático.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Variável | Será preenchido automaticamente pelo sistema |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Para saber mais sobre as opções de Diagnósticos, acesse: Tipos de Diagnósticos
Aceite Eletrônico
- Permite assinatura digital de contratos
- Requer uso do card de Auto vincular contato para validar e autorizar a assinatura eletrônica
- Valida se o contrato do cliente está com o status “Aguardando Assinatura”, se sim, envia o contrato no formato PDF e em seguida é solicitada a assinatura
- Atualiza o status do contrato automaticamente, deixando-o como “Ativo”
A validação é feita por meio de um menu com a opção "Sim".
Se o cliente usar um número diferente do que consta no seu cadastro no ERP, ele receberá uma notificação para usar o número correto, caso contrário, o procedimento não será concluído, deixando a assinatura pendente.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Os campos "Texto de ajuda para aceite", "Texto de confirmação 1", "Texto de confirmação 2" e "Mensagem de sucesso", vêm preenchidos com base em Validação Jurídica, sendo assim, não recomendamos que sejam alterados.
O aceite eletrônico e a assinatura digital têm validade jurídica no Brasil, alinhando-se com a evolução tecnológica e simplificando processos empresariais. O Opa! Suite utiliza um sistema de dupla confirmação para garantir a ciência e o interesse do cliente na contratação. A base legal para essa prática é a Medida Provisória nº 2.200-2 de 2001, que estabelece a infraestrutura para autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos eletrônicos, formalizando assim o acordo entre as partes de forma eficiente e legalmente reconhecida.
Abrir Atendimento
- Abre um atendimento no IXC Provedor
- Requer configuração prévia de departamentos e assuntos no IXC Provedor
- Solicita CPF/CNPJ se o contato não estiver vinculado a um cadastro, se já existir esse vínculo, o sistema não pedirá os dados novamente
Para que os departamentos do IXC Provedor estejam disponíveis como opção para o cliente ao abrir atendimento no fluxo, é necessário acessar o departamento no IXC e habilitar a opção "Presta Atendimento Externo". Esse campo controla a exibição do departamento no card de abertura de atendimento, se estiver desmarcado, a opção para abrir atendimento não será exibida no fluxo.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
O campo "Mensagem para pedir o assunto do atendimento", vem preenchido automaticamente com base em Validação Jurídica, logo não recomendamos que seja alterado.
Autenticação por Dois Fatores
- Oferece segurança adicional na autenticação do cliente
- Solicita CPF/CNPJ, login e senha da Central do Assinante conforme constam no cadastro do cliente. Dessa forma, é possível prevenir tentativas de acessos não autorizados às contas do cliente.
Em relação à Primeira e Segunda Fase de Autenticação, os dados vêm preenchidos com base em Validação Jurídica, sendo assim, não recomendamos a alteração.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
Alterar Login e Senha do Roteador
- Possibilita a alteração da senha do roteador pelos clientes
- Para funcionar corretamente, requer a configuração Alterar login e senha do roteador no IXC Provedor
Para utilizar essa opção, é necessário adquirir o produto IXC ACS junto ao IXC Provedor, para garantir a operacionalidade do recurso.
Para configurar este card no fluxo, preencha:
Campo | Descrição |
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Quantidade de tentativas | Digite o número máximo de vezes que o usuário pode inserir o CPF/CNPJ incorretamente |
Mensagem após máximo de tentativas | Escreva uma mensagem clara e amigável que será exibida quando o usuário exceder o limite de tentativas. Exemplo: “Desculpe, você excedeu o número máximo de tentativas. Por favor, entre em contato com nosso suporte para assistência. |
Fluxo a ser executado após máximo de tentativas | Selecione o fluxo que deve ser iniciado quando o limite de tentativas for atingido. Este fluxo pode ser, por exemplo, direcionar o usuário para um atendente humano ou para uma página de suporte |
Salvar | Após preencher todos os campos necessários, clique no botão “Salvar” para concluir a operação |
No campo "Rede Wi-Fi", as mensagens já vêm preenchidas e com Validação Jurídica, sendo assim, não recomendamos a alteração dessas informações.
Somente senhas com mais de 8 caracteres serão aceitas nesta integração!
Considerações Finais
A integração com o ERP IXC Provedor oferece uma série de funcionalidades que automatizam processos críticos de atendimento ao cliente. Ao implementar essas ações, é possível:
- Reduzir a carga de trabalho dos atendentes humanos
- Agilizar processos como emissão de segunda via de cobrança e notas fiscais
- Aumentar a segurança com autenticação de dois fatores
- Melhorar a experiência do cliente com opções de autoatendimento
Pontos importantes a considerar:
- Sempre configure corretamente os campos de quantidade de tentativas e mensagens de erro
- Mantenha as configurações no IXC Provedor atualizadas para garantir o funcionamento adequado da integração
- Realize testes periódicos para assegurar que todas as funcionalidades estão operando conforme esperado
- Treine sua equipe para entender e utilizar efetivamente essas funcionalidades integradas
A utilização eficaz dessas funcionalidades pode resultar em uma significativa melhoria na eficiência operacional e na satisfação do cliente.
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