WebChat no Opa! Suite

Introdução

O WebChat é um canal de comunicação integrado ao Opa! Suite que permite aos clientes entrarem em contato através de uma janela de chat disponibilizada no site da empresa. Os atendimentos são realizados diretamente pela plataforma Opa! Suite.

O WebChat oferece integração de login com contas Google e Facebook, necessitando de 3 tokens durante a configuração.

Requisitos

Para iniciar a implantação do WebChat, são necessários:

  • Uma conta Google (preferencialmente em nome da empresa ou responsável)
  • Uma conta Facebook (preferencialmente em nome da empresa ou responsável). Recomenda-se usar a mesma conta caso já utilize outros canais como WhatsApp API ou Messenger

Criação do Canal Opa! Suite

Acesso ao formulário

Caminho: Menu ( Canais de Atendimento >Novo> Webchat)

Ao criar o canal, você notará três campos para tokens: Google, Google OAuth e Facebook.

Geração de Tokens

Token Google OAuth

Para gerar o Token Google OAuth, siga os passos abaixo:

Acesse o Google Developers Console.
Se ainda não estiver logado, será solicitado que faça login com sua conta Google.

Crie um novo projeto. Após a criação, clique em Selecionar Projeto, no canto superior direito da página.

Agora, configure a Tela de permissão OAuth.
Na tela de Informações do App, preencha os campos a seguir:

  • Nome do App: Insira o nome do aplicativo.
  • E-mail para suporte do usuário: E-mail cadastrado da conta Google.
  • Página inicial do aplicativo: Coloque o link completo do seu Opa! Suite (com /atendente no final).
  • Link da política de privacidade: Insira o link da política de privacidade da sua empresa.
  • Domínios autorizados: Adicione o domínio do site da empresa.
  • Dados de contato do desenvolvedor: Informe o e-mail da empresa ou do responsável pela conta.

Se precisar de ajuda com a política de privacidade, entre em contato com nosso suporte.

Após preencher todas as informações, clique em Salvar e continuar até o fim da página, e depois clique em Voltar para o painel.

Na etapa seguinte, gere o Token OAuth.

Clique em Credenciais e preencha os dados solicitados. Quando finalizar, clique em Criar.
Preencha os seguintes campos:

  • Tipo de aplicativo: Selecione “Aplicativo da Web”.
  • Nome: Insira o nome do aplicativo.
  • Origens JavaScript autorizadas: Insira o link do seu site (sem a barra final).
  • URLs de redirecionamento autorizados: Coloque o link completo do Opa! Suite (também sem a barra final).

Observação: Sempre que possível, adicione uma barra (/) ao final da URL. Para adicionar mais domínios autorizados, clique no botão + Adicionar URI.

Após criar o ID, será exibida uma janela com o token. Clique no ícone Copy, ao lado de Seu ID de cliente, para copiar o token. Cole o token copiado no campo Token OAuth Google do canal Web Chat, criado no Opa Suite.

Token Google

Na mesma página acessada anteriormente, gere o Token Google.

No menu lateral, clique na opção Biblioteca, busque por Gmail API e clique em Ativar. Retorne ao Painel da API e clique em Criar Credenciais. Selecione Criar Chave API e copie o ID gerado. Para finalizar, cole o Token gerado no campo Token Google do canal Web Chat criado.

Token Facebook

Para obter o Token, você precisará de uma conta no Facebook Developers. Para criar a conta, siga os passos abaixo:

  1. Faça login em sua conta do Facebook.
  2. Acesse o Facebook Developers.
  3. Clique no botão Entrar e acesse sua conta de Administrador da sua página do Facebook.
  4. Vá em Meus aplicativosCriar Aplicativo.
  5. Insira o “Nome de exibição” e o “E-mail de contato”, e clique em Criar identificação do aplicativo.

Passo a passo para criar o aplicativo:

  1. Clique em Meus aplicativos.
  2. Selecione a conta empresarial da sua empresa e clique em Avançar.
  3. Na próxima janela, selecione a opção Consumidor e clique em Avançar.
  4. Preencha as informações solicitadas e clique em Avançar para finalizar a criação do aplicativo.
  • Nome do App: Nome do aplicativo, que identifica a sua empresa.
  • E-mail de contato do Aplicativo: Preferencialmente, utilize o e-mail da empresa ou do responsável pelo aplicativo.
  • Finalidade do Aplicativo: Marque a opção “Sua empresa ou você”.
  • Conta do Portfólio Empresarial: Se tiver uma conta verificada no Facebook Business, selecione-a. Caso contrário, deixe em branco.

Após criar o aplicativo:

  1. Adicione o produto Login do Facebook.
  2. Acesse Login do Facebook e clique em Configurações.
  3. Configure a janela de configurações do OAuth do App conforme a imagem.
  4. Configure também as configurações básicas, acessando Menu lateralConfiguraçõesBásico.

Observação: Nas versões mais recentes, o Facebook solicita a política de exclusão de dados do Opa! Suite. Para adicionar essa política, entre em contato conosco!

  • Nome de Exibição: Nome do aplicativo, identificando sua empresa.
  • Domínios do aplicativo: Domínios do Opa Suite e do site da empresa onde o Web Chat será adicionado.
  • URL da Política de Privacidade: Link válido para a sua política de privacidade.
  • Ícone do aplicativo: Logotipo da sua empresa (mínimo de 512 x 512 até 1024 x 1024 px), com fundo transparente ou colorido. Imagens com fundo branco não são aceitas.
  • E-mail de contato: Geralmente, é o email vinculado à conta do Facebook usada para criar o App.
  • Categoria: Selecione a opção “Bots do Messenger para negócios”.

O aplicativo precisa de algumas permissões para funcionar corretamente. Ao contrário do Messenger, não é necessário enviar o aplicativo para análise.

  1. Para solicitar as permissões, vá em Análise do aplicativoPermissões e recursos e localize a permissão Email.
  2. Clique em Obter acesso avançado, marque o checkbox, insira a senha da conta e clique em Confirmar.
  3. Repita o mesmo processo para a permissão public_profile.

Após configurar as permissões, o Token do Facebook estará pronto. O token é o ID do aplicativo criado. Para copiá-lo, clique no ID do aplicativo (localizado na parte superior da tela do Developers) e cole no campo Token Facebook do canal Web Chat no Opa! Suite, e depois clique em Salvar.

Configuração no Opa! Suite

Após gerar todos os tokens:

  1. Retorne ao canal WebChat no Opa! Suite
  2. Cole cada token no campo correspondente
  3. Salve as configurações

Script para o Site

Após a configuração, o canal gerará automaticamente um script para ser adicionado ao site da empresa.

  1. Clique no ícone de cópia
  2. Envie o script para o administrador do site

O script deve ser inserido entre tags <script> para funcionar corretamente.

Considerações Finais

  • Se o site foi desenvolvido pela IXC Soft, entre em contato com o para assistência na inserção do script.
  • Certifique-se de que todas as configurações estão corretas para garantir o funcionamento adequado do WebChat.

Etiquetas

WebChat Integracao Google Facebook AtendimentoAoCliente

Leia também