Envio em Massa no Opa! Suite

Introdução

O recurso de Envio em Massa no Opa! Suite é uma ferramenta poderosa que permite enviar um grande número de mensagens para múltiplos clientes e oportunidades simultaneamente. Esta funcionalidade é ideal para divulgação de campanhas de marketing, notificações, alertas e outros comunicados importantes.

Templates de mensagem tem uma nova nomenclatura, você pode buscar por modelos de mensagem.

Pré-requisitos

Antes de iniciar um envio em massa, é necessário:

  1. Conceder permissão ao usuário para utilizar esta funcionalidade.
  2. Ter o modelo de mensagem previamente configurado.

Processo de Envio em massa

Lembre-se

As mensagens em massa podem ser enviadas através dos seguintes canais de comunicação: WhatsApp, Messenger e Telegram

Acesso à Funcionalidade

Acesso ao formulário

Caminho: Menu (Envio em massa)

Ao acessar a tela de envio em massa, você poderá visualizar:

  • Envios realizados

  • Envios agendados

  • Status em andamento (enviando)

Visão geral

CampoDescrição
NomeNome do envio em massa.
DestinatáriosQuantidade total de contatos selecionados para envio.
RecebidasQuantos contatos já receberam o envio em massa até o momento.
LidasQuantas mensagem já foram lidas.
FalhasQuantidade de contatos em que houve falha no envio.
StatusSituação do envio, que pode ser:
Enviado
Agendado
Cancelado
Enviando
Data do statusMostra a data e hora em que ocorreu cada ação:
• Envio
• Cancelamento
• Agendamento
• Reenvio/cancelamento de agendamento.
AçõesDisponíveis conforme o status do envio:
Enviado: opção de reenviar ou exportar relatório.
Enviando (em processo): possibilidade de interromper o envio para os contatos que ainda não receberam.
Agendado: opção de editar o agendamento ou cancelar o envio.

Segurança

Por questões de segurança, não será possível deletar registros de envio.
Isso garante consultas posteriores e assegura a auditoria das ações realizadas no painel de envio em massa.

Como configurar um novo envio em massa

Para iniciar um novo disparo, clique em Realizar novo e siga o fluxo abaixo:

Atenção

Antes de realizar um envio em massa, é fundamental reunir algumas informações importantes para garantir eficiência e assertividade:

Público-alvo: saiba exatamente para quem a mensagem será enviada. Objetivo do envio: defina claramente a finalidade da comunicação. Modelo de mensagem aprovado: utilize um template previamente cadastrado e validado pela Meta.

Seguindo esses passos, o envio em massa será mais organizado, seguro e com maior impacto.


1. Selecionar canal de envio

  • Escolha o canal que será usado no disparo.
  • Se houver mais de um número de WhatsApp disponível, selecione o desejado.

Clique em Continuar.

Atenção

O modelo de mensagem precisa estar aprovado no canal escolhido.

2. Definir conteúdo

  • Escolha o modelo de mensagem (template) que será utilizado.
  • Após a seleção, visualize a prévia da mensagem.

Clique em Continuar.

3. Definir destinatários

O sistema mostrará o seu limite diário de sessões.

  • Selecione contatos manualmente ou importe uma lista.
  • Confirme se os contatos escolhidos estão dentro do limite disponível.

Clique em Continuar.

4. Resumo e ajustes adicionais

Defina como será o disparo: Enviar agora ou Agendar.

Preencha as informações necessárias:

  • Nome do disparo
  • Enviar para contatos em atendimento(se aplicável)
  • Definição de fluxo personalizado (se houver)
  • Data e horário (em caso de agendamento)

Lembre-se

Revise todas as informações antes de continuar.

5. Termo de responsabilidade

Será exibido:

  • Custo estimado do disparo (categoria + quantidade de contatos).

  • O termo de responsabilidade. Após a leitura, aceite os termos e clique em Enviar mensagem em massa.

Importante

Somente será possível a confirmação de leitura no envio em massa caso o contato final tenha a confirmação de leitura no WhatsApp ativa.

Opções de envios

1. Clientes cadastrados

  • Seleção manual de clientes existentes.

  • Ideal para campanhas segmentadas.

2. Contatos não cadastrados

  • Importação de contatos via CSV.

  • Modelo deve conter as colunas: Name e WhatsApp.

  • Facilita a expansão da base.

Modelo exemplo para importação

Para importar a tabela, ao chegar na importação de contatos no envio em massa, você poderá baixar o modelo de importação.

Consumo Diário

  • Exibição do limite (ex: 0/1000 mensagens)

  • Serve para:

    • Controle de volume

    • Prevenção de spam

    • Conformidade com políticas

Limite de Envio

O limite é definido pela Meta e pode ser ampliado conforme a qualidade das interações.

Repetir envio

Ao selecionar a ação de repetir o envio, você pode selecionar para quem desejar reenviar a mensagem, sendo as opções disponíveis:

  • Todos os contatos
  • Apenas aos que não leram
  • Apenas aos que não receberam

Se desejar, você pode baixar a tabela e utiliza-lá em um novo envio.

Filtros avançados

Para refinar sua busca, clique no ícone de funil na barra de pesquisa.

Filtros disponíveis:

  • Classificação do contato
  • Documento do cliente
  • Nome do cliente
  • Status do cliente
  • Status do contrato

Estudo de caso: Agendamento de envio em massa

1. Contexto

O envio em massa é essencial para empresas que buscam se comunicar de forma eficiente com clientes, leads ou assinantes.
O recurso de agendamento garante planejamento e consistência, permitindo programar campanhas para datas e horários futuros, com envio automático.

2. Persona / Usuário

  • Nome: Maria – Analista de Marketing Digital

  • Objetivo: Planejar e automatizar campanhas para otimizar o tempo e aumentar a assertividade da comunicação.

  • Necessidade: Evitar envios manuais e garantir que as mensagens cheguem no momento mais estratégico para o público.

3. Fluxo do usuário

  1. Maria acessa a tela de envio em massa.

  2. Seleciona o público-alvo (segmento de clientes ou leads).

  3. Escolhe o modelo de mensagem (template).

  4. Define data e hora de envio (agendamento).

  5. Confirma os detalhes e agenda o envio.

  6. Recebe confirmação do agendamento.

  7. Consulta a qualquer momento a lista de envios agendados, podendo editar ou cancelar.

4. Benefícios do agendamento

  • Automatização: reduz trabalho manual e o risco de esquecer envios.

  • Planejamento estratégico: programar em horários ideais para maior engajamento.

  • Controle e monitoramento: acompanhar status e identificar falhas rapidamente.

  • Eficiência operacional: libera tempo do time para focar em outras tarefas.


Considerações Finais

O Envio em massa é uma ferramenta poderosa para comunicação em larga escala. Utilize-a com responsabilidade, respeitando as políticas de uso dos canais de comunicação e as preferências dos seus clientes.

Etiquetas

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