Integração Opa! Suite com o Sistema IXC Soft e IXC Franquia

Introdução

A integração entre o Opa! Suite e o Sistema IXC Soft visa facilitar as demandas da empresa, automatizando funções e integrando recursos do ERP.

Processo de Integração

1. Criando a integração no Opa! Suite

Acesse: Menu Principal Selecione a opção “Integrações” Clique no botão “Cadastrar” Preencha os dados necessários Clique em “Salvar”

Preencha os Dados de Integração:

  • Nome: Insira um nome para identificar a integração
  • Tipo de Integração: Sistema de gestão
  • Selecione ERP: IXCSoft Provedor
  • Token: Obtido no cadastro do usuário para a integração no IXC
  • URL: Seguirá o padrão a seguir, usando seu domínio do IXC, exemplo: https://seuixc.com.br/webservice/v1

2. Configuração no Sistema IXC

2.1 Criar novo grupo de usuários

  1. Acesse: Configurações → Usuários → Grupos de usuários → Novo
  2. Preencha:
    • Grupo: Webservice
    • Redes Permitidas: IP do seu Opa! Suite

Atenção

Adicione apenas o IP público do seu Opa! Suite para garantir a segurança. Não deixe o padrão 0.000…

2.2 Criar novo usuário

  1. Acesse: Configurações → Usuários → Usuários → Novo
  2. Preencha:
    • Grupo: Webservice (criado anteriormente)
    • Nome: Nome do usuário da integração, pode ser usado o nome “Webservice” ou “Integração Opa! Suite” por exemplo
    • Senha e E-mail: Conforme preferência
  3. Permite acesso Webservice: Habilite este campo
  4. Salve para gerar o Token

3. Finalizar configuração no Opa! Suite

  1. Insira o Token gerado no IXC
  2. Salve a integração
  3. Na aba Configurações, ajuste os parâmetros:
    • Tipo de Integração: Provedor
    • Tipo de Atividade Comercial: Provedor
    • Listar Títulos por contrato: Se a opção “Sim” for selecionada, ao solicitar faturas, os contratos serão exibidos para que o cliente escolha. Após a seleção, as informações financeiras referentes ao contrato escolhido serão enviadas
    • Tipo de desbloqueio de confiança: Contrato
    • Autenticar sempre ao abrir atendimento: Opção que solicita, ou não, o CPF/CNPJ em todos os atendimentos do cliente
    • Listar contratos inativos: Opção que lista, ou não, os contratos inativos do cliente
    • Listar clientes inativos: Opção que lista, ou não, os cadastros de clientes inativos
  4. Selecione os recursos desejados
  5. Salve novamente

Recursos Disponíveis desta integração:

Abrir Atendimento:

Possibilita realizar a abertura de um atendimento no IXC Provedor, dando as opções de departamento e assuntos para o cliente escolher de acordo com o que foi pré-configurado no IXC Provedor.

Essa funcionalidade segue a configuração dos Assuntos, dentro do próprio IXC Provedor, para saber mais sobre como configurar, acesse: Cadastro de Assunto

Aceite Eletrônico:

Através desse recurso os clientes podem assinar contratos de forma digital. Para isso, será necessário utilizar o card de Auto Vincular Contato para validar e autorizar a assinatura eletrônica. Quando essa opção é escolhida, o sistema verifica automaticamente o status do contrato. Se estiver registrado como Aguardando Assinatura, o cliente recebe o contrato em formato de PDF. Logo em seguida, é solicitada a validação das informações, por meio do menu com a opção Sim.

Contratos:

Durante o atendimento ao cliente, é possível enviar o contrato diretamente pela barra de atalhos, caso seja solicitado. Isso evita o trabalho de acessar o ERP, baixar o documento e, em seguida, enviá-lo ao cliente.

Desbloqueio De Confiança:

O recurso de desbloqueio de conexão permite liberar a conexão do cliente conforme a configuração do ERP. Caso o CPF/CNPJ não esteja vinculado ao perfil cadastrado, será solicitado; do contrário, o sistema não pedirá novamente. Ao selecionar a opção, o sistema verifica os contratos do cliente, o status e a elegibilidade para desbloqueio. Se o cliente já realizou o desbloqueio no mês, é informada a próxima data disponível. Caso já tenha usado o recurso, recomenda-se direcionar o cliente para atendimento humano, garantindo uma gestão eficiente e melhor experiência.

O sistema verifica o status do cliente (ativo, inativo, financeiro em atraso, entre outros) com base na condicional configurada e no diagnóstico de conexão. Caso o CPF/CNPJ não esteja vinculado ao perfil, o sistema solicitará esses dados; se já foram reconhecidos, não haverá nova solicitação. Ao usar o Diagnóstico, é necessário vincular o card condicional à ação desejada

As configurações de dias de desbloqueio, restrição de uso, e respectivas mensagens que serão enviadas ao cliente, são configuradas no IXC Provedor, para saber mais, acesse: Configuração de Desbloqueio de Confiança

Liberar Temporariamente:

Ao selecionar a opção, o sistema verifica os contratos do cliente, o status e a elegibilidade para desbloqueio. Se o cliente já realizou o desbloqueio no mês, é informada a próxima data disponível. Caso já tenha usado o recurso, recomenda-se direcionar o cliente para atendimento humano, garantindo uma gestão eficiente e melhor experiência.

Liberação de redução de velocidade:

Este card visa restabelecer a conexão de clientes com restrições que limitam a velocidade. Ao usá-lo, o sistema solicita o CPF/CNPJ caso não esteja vinculado ao perfil, mas não o fará se já houver reconhecimento. Ele verifica automaticamente os contratos do cliente e analisa se a velocidade está reduzida, permitindo a liberação sem atendimento humano, resultando em uma conexão rápida e uma experiência fluida.

As configurações da redução de velocidade, são configuradas no IXC Provedor, para saber mais, acesse: Redução de Velocidade

Nota Fiscal:

Permite o envio automático da nota fiscal ao cliente, dispensando a intervenção de um atendente. Ao utilizar esse recurso, solicita-se o CPF/CNPJ do cliente, caso não esteja vinculado ao perfil. Se o reconhecimento já ocorreu, os dados não são requisitados novamente. Para clientes com múltiplos contratos, o sistema solicita a seleção do contrato desejado antes de enviar a nota correspondente, proporcionando uma experiência ágil e simplificando a emissão de notas fiscais.

Segunda Via Da Fatura:

A opção permite que os clientes solicitem a segunda via do boleto sem atendimento humano. Ao usar essa funcionalidade, o sistema pede o CPF/CNPJ do cliente se não estiver vinculado ao perfil. Se o reconhecimento já foi feito, os dados não são solicitados novamente. Para clientes com mais de um contrato, é possível selecionar o contrato desejado para receber a fatura correspondente, garantindo uma experiência de pagamento personalizada e eficiente. O pagamento pode ser feito via boleto, Pix ou QR Code, sendo que a opção Pix só está disponível se a empresa estiver integrada a um banco que oferece Pix “copia e cola” no boleto.

Para saber mais sobre essa configuração do IXC Provedor, acesse: Financeiro - Configurações Hotsite e Central do Assinante

Propostas Negociações:

Se você já criou uma proposta para o seu lead no Sistema IXC Soft, esta integração permite enviar a proposta ao cliente durante o atendimento por meio do atalho ‘Proposta Negociações’

Para saber mais sobre essa configuração do IXC Provedor, acesse: Propostas

Sincronização rápida de clientes:

Esta opção permite atualizar apenas os cadastros já existentes. Por exemplo, se eu fiz um cadastro no Sistema IXC Soft e ele ainda não foi transferido para o Opa! Suite, posso usar esta opção para acelerar o processo.

Sincronização completa de cliente:

Traz todas as informações completas dos clientes, criando ou atualizando cadastros já existentes.

4. Teste da Integração

  1. Acesse: Menu → Clientes/Fornecedores → Sincronizar Clientes
  2. Verifique se as informações dos clientes foram importadas

A sincronização dos cliente também ocorre de forma automática. Essa sincronização automática é realizada em intervalos de 60 minutos.

Considerações Finais

Esta integração permite uma gestão mais eficiente e automatizada entre o Opa! Suite e o Sistema IXC Soft. Certifique-se de configurar corretamente todos os parâmetros e manter as informações de segurança atualizadas, importante lembrar de que são necessárias configurações no IXC Provedor, consulte a documentação disponível ou entre em contato com o Suporte Geral do IXC Provedor.


Etiquetas

Integracao OPASuite SistemaIXCSoft AtendimentoAoCliente

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