Detalhes do pedido
Introdução
O modelo de mensagens do pedidos no Opa! Suite permitem criar mensagens estruturadas para processar transações financeiras diretamente pelo WhatsApp. Esta funcionalidade facilita cobranças e pagamentos de forma segura e integrada.
Atenção
A API de pagamento da Meta atualmente oferece suporte somente para métodos brasileiros (Pix, Link de pagamento e Boleto bancário). Portanto, não é possível utilizar essa implementação para cobranças internacionais.
Casos de uso
- Permitido o envio de link de pagamento, código Pix e boleto, disponibilizado no botão de ação para o usuário(Enviar segunda via na tela de ações de atendimento)
- No fluxo deverá ser possível enviar o template de detalhes do pagamento no card de Segunda Via de Cobrança;
Acesso aos Modelos de mensagens
Para acessar e gerenciar os Templates de Mensagens, siga estes passos:
Acesso ao formulário
Caminho: Menu (Opa! Store → Canal do WhatsApp → Modelo de mensagens(Templates de Mensagem))
Criação do Modelos de detalhes do pedido
Atenção
A mensagem do modelo deve ser clara e objetiva.
- Acesse a área de Modelos de mensagem.
- Clique em Adicionar novo.
- Preencha o Nome do Modelo de mensagem;
- Defina o Idioma;
- Selecione o tipo: Detalhes do pedido;
- Defina quais departamentos terão acesso ao modelo;
- Selecione Continuar;
- Caso deseje, insira cabeçalho ou rodapé.
- Insira o Texto de corpo;
- Clique em Enviar para análise da Meta.
Após o envio, o template será analisado pela Meta.
Quando aprovado, será necessário:
- Substituir as variáveis (se houver);
- Definir um nome de atalho para facilitar seu uso.
Importante
O modelo detalhes do pedido não poderão ser enviadas através do envio em massa ou individual.
Categoria da Mensagem: Utilitário ou Marketing
Durante a criação, o modelo detalhes do pedido podem ser enviados com a categoria: Utilitário, pois tratam de transações e cobranças.
Atenção ao usar modelos na categoria de Marketing
Marketingestão sujeitos a limitações de envio. Mesmo que a API retorne sucesso na requisição, a entrega ao usuário pode ser bloqueada caso a conta ultrapasse os limites impostos pelo WhatsApp Business API.Modelos classificados como
Fluxo de Processo
graph TD A[Início] --> B[Criar Template de mensagens] B --> C[Selecionar Template Detalhes de Pagamento] C --> D[Configurar Texto] D --> E[Salvar] E --> F[Enviar para Aprovação] F --> G[Template Aprovado] G --> H[Fim]
Informações importantes
- Para ser encaminhado o modelo de segunda via ou Pix com a opção de copiar, é necessário implementar um card condicional no fluxo de atendimento, posicionado antes do card
**SegundaViaCobranca**. - Ao configurar um modelo do tipo pedido o sistema entenderá que deve ser enviado quando o usuário faz a ação de envio de segunda via.
- Quando houver mais de um modelo do pedido aprovado, o sistema sempre enviará o mais recente.
- A Meta pode reclassificar o template como Marketing durante a validação.
- Os dados da cobrança (valor, vencimento, chave Pix, link de pagamento etc.) não precisam ser inseridos na criação do modelo. Eles serão preenchidos via requisição à API do sistema ERP, no momento do envio.
Informação importante
O modelo detalhes do pedido funcionará apenas com o Broker Opa! Suite
Considerações Finais
A funcionalidade do modelo de detalhes do pedido foi criada para garantir praticidade, padronização e segurança nos atendimentos via WhatsApp, especialmente quando há necessidade de segunda via ou nova tentativa de cobrança. A lógica de envio, feita com base no canal e no fluxo configurado, garante que o usuário final receba a mensagem correta com os dados atualizados em tempo real via ERP.
Etiquetas
WhatsApp BrokerOpa TemplatePagamento Cobranca
