Detalhes do pedido

Introdução

O modelo de mensagens do pedidos no Opa! Suite permitem criar mensagens estruturadas para processar transações financeiras diretamente pelo WhatsApp. Esta funcionalidade facilita cobranças e pagamentos de forma segura e integrada.

Atenção

A API de pagamento da Meta atualmente oferece suporte somente para métodos brasileiros (Pix, Link de pagamento e Boleto bancário). Portanto, não é possível utilizar essa implementação para cobranças internacionais.

Casos de uso

  • Permitido o envio de link de pagamento, código Pix e boleto, disponibilizado no botão de ação para o usuário(Enviar segunda via na tela de ações de atendimento)
  • No fluxo deverá ser possível enviar o template de detalhes do pagamento no card de Segunda Via de Cobrança;

Acesso aos Modelos de mensagens

Para acessar e gerenciar os Templates de Mensagens, siga estes passos:

Acesso ao formulário

Caminho: Menu (Opa! Store Canal do WhatsApp Modelo de mensagens(Templates de Mensagem))

Criação do Modelos de detalhes do pedido

Atenção

A mensagem do modelo deve ser clara e objetiva.

  1. Acesse a área de Modelos de mensagem.
  2. Clique em Adicionar novo.
  3. Preencha o Nome do Modelo de mensagem;
  4. Defina o Idioma;
  5. Selecione o tipo: Detalhes do pedido;
  6. Defina quais departamentos terão acesso ao modelo;
  7. Selecione Continuar;
  8. Caso deseje, insira cabeçalho ou rodapé.
  9. Insira o Texto de corpo;
  10. Clique em Enviar para análise da Meta.

Após o envio, o template será analisado pela Meta.

Quando aprovado, será necessário:

  • Substituir as variáveis (se houver);
  • Definir um nome de atalho para facilitar seu uso.

Importante

O modelo detalhes do pedido não poderão ser enviadas através do envio em massa ou individual.

Categoria da Mensagem: Utilitário ou Marketing

Durante a criação, o modelo detalhes do pedido podem ser enviados com a categoria: Utilitário, pois tratam de transações e cobranças.

Atenção ao usar modelos na categoria de Marketing Marketing estão sujeitos a limitações de envio. Mesmo que a API retorne sucesso na requisição, a entrega ao usuário pode ser bloqueada caso a conta ultrapasse os limites impostos pelo WhatsApp Business API.

Modelos classificados como

Fluxo de Processo

graph TD
    A[Início] --> B[Criar Template de mensagens]
    B --> C[Selecionar Template Detalhes de Pagamento]
    C --> D[Configurar Texto]
    D --> E[Salvar]
    E --> F[Enviar para Aprovação]
    F --> G[Template Aprovado]
    G --> H[Fim]

Informações importantes

  • Para ser encaminhado o modelo de segunda via ou Pix com a opção de copiar, é necessário implementar um card condicional no fluxo de atendimento, posicionado antes do card **SegundaViaCobranca**.
  • Ao configurar um modelo do tipo pedido o sistema entenderá que deve ser enviado quando o usuário faz a ação de envio de segunda via.
  • Quando houver mais de um modelo do pedido aprovado, o sistema sempre enviará o mais recente.
  • A Meta pode reclassificar o template como Marketing durante a validação.
  • Os dados da cobrança (valor, vencimento, chave Pix, link de pagamento etc.) não precisam ser inseridos na criação do modelo. Eles serão preenchidos via requisição à API do sistema ERP, no momento do envio.

Informação importante

O modelo detalhes do pedido funcionará apenas com o Broker Opa! Suite

Considerações Finais

A funcionalidade do modelo de detalhes do pedido foi criada para garantir praticidade, padronização e segurança nos atendimentos via WhatsApp, especialmente quando há necessidade de segunda via ou nova tentativa de cobrança. A lógica de envio, feita com base no canal e no fluxo configurado, garante que o usuário final receba a mensagem correta com os dados atualizados em tempo real via ERP.

Etiquetas

WhatsApp BrokerOpa TemplatePagamento Cobranca

Leia também