Telegram com o Opa! Suite
Introdução
O Telegram é um dos canais de comunicação que possui integração direta com o Opa! Suite. Esta integração é realizada através de um bot personalizado, permitindo um atendimento customizado para seus clientes. Este documento detalha o processo de configuração desta integração.
Acesso ao formulário
Acesso ao formulário
Caminho: Menu (Opa! Store → Telegram → Instalar)
Atenção
Se o canal ainda não estiver contratado, em vez da opção Instalar, será exibido o botão Obter. Ao selecioná-lo, você será direcionado por meio de um link para a equipe comercial, caso tenha interesse em prosseguir com a contratação.
Configurando e ativando o Telegram
Para iniciarmos a configuração, preencha os dados iniciais:
- Nome: Nome para identificação do canal;
- Agente virtual: Selecione dentre os agentes virtuais criados, o responsável pelo canal.
Após isso, selecione Continuar.
Para realizarmos a conexão entre o Telegram e o Opa! Suite, você precisará seguir as seguintes etapas para cadastrar seu app:
- Selecione Iniciar criação. Nesta etapa você chamará o @BotFather, para criação de um bot, este bot que será responsável pelo canal.
- Envie /newbot no chat para iniciar o processo de criação.
- Logo após, o BotFather solicitará que você insira um nome para seu canal no telegram.
Importante
O seu cliente chamará você atráves do nome do canal, então é importante criar um bot com o nome da empresa ou relacionado.
- Por fim, precisamos definir um nome de usuário para o canal, ele obrigatoriamente precisa sinalizar a palavra “Bot” ao fim do nome. Além disso, o nome de usuário não pode conter espaços ou acentuação
- Após a finalização da configuração, o canal do BotFather, enviará um Token API para integração. Este token deve ser inserido no Opa! Suite.
Realizado estas configurações, selecione Adicionar Telegram.
Editando as Preferências do canal
Após a criação do Telegram, você será direcionado para os dados de cadastro e prefêrencias. Ao selecionar Editar informações, você poderá personalizar os seguintes campos:
| Campo | Descrição | Exemplo |
|---|---|---|
| Prioridade dos atendimentos na fila | Define a prioridade do canal no roteamento de atendimentos. Canais com prioridade mais alta terão seus atendimentos encaminhados antes dos de prioridade mais baixa. Pode ser baixíssima, baixa, média, alta ou altíssima. | Exemplo: defina Altíssima para o canal WhatsApp e Baixa para o canal Telegram, garantindo que as mensagens do WhatsApp sejam atendidas primeiro. |
| Exibir nome do atendente no cabeçalho das mensagens | Determina se o nome do atendente será exibido no topo da conversa para o cliente. Selecione entre ativo (mostrar) ou inativo (ocultar). | Exemplo: Ativo — o cliente verá “Atendido por João Silva”. |
| Verificar se contato é humano | Quando ativo, o sistema tenta identificar se a interação está sendo feita por uma pessoa ou por um bot, ajustando o fluxo de atendimento conforme necessário. | Exemplo: Ativo — evita que bots externos iniciem atendimentos desnecessários. |
| Avisar posição na fila | Se ativo, envia automaticamente ao cliente uma mensagem informando sua posição na fila de espera. É possível configurar o texto da mensagem e o intervalo de repetição do aviso. | Exemplo: Mensagem: “Você está na posição {{posicao}} da fila. Aguarde um momento.”Repetição: a cada 60 segundos. |
Dica:
Após concluir todas as configurações, envie uma mensagem para o bot criado no Telegram.
Se ele responder, a integração com o canal foi concluída com sucesso. Após finalizar todas as configurações, você poderá chamar pelo bot criado no telegram para testar a integração com o novo canal.
Considerações Finais
Após seguir estes passos, seu canal Telegram estará ativo e pronto para uso no Opa! Suite. Esta integração permite um atendimento personalizado e eficiente através da plataforma de mensagens Telegram.
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Integracao Telegram Configuracao Opa
