Instagram no Opa! Suite

Introdução

O Opa! Suite conta com uma integração com o Instagram, permitindo que você conecte sua conta empresarial diretamente à plataforma de forma rápida e eficiente.

Pré-requisitos para integração

☐ Ter uma conta empresarial no Facebook (Facebook Business).
☐ Preferencialmente, a conta empresarial deve estar verificada pela Meta (mesmos padrões de verificação usados no WhatsApp).
☐ A página do Facebook e o perfil do Instagram devem estar vinculados ao Facebook Business.
☐ O perfil do Instagram deve ser do tipo empresarial.
☐ O sistema deve estar na versão mais recente do Opa! Suite.

Acesso ao formulário

Acesso ao formulário

Caminho: Menu (Opa! Store Instagram Instalar)

Configurando e ativando o Instagram

Para iniciarmos a configuração, preencha os dados iniciais:

  • Nome: Nome para identificação do canal;
  • Agente virtual: Selecione dentre os agentes virtuais criados o responsável pelo canal.

Após isso, selecione Continuar.

Para realizarmos a conexão entre o Instagram e o Opa! Suite, você precisará seguir as seguintes etapas para cadastrar seu App:

Você precisará das seguintes informações para cadastrar o seu app do Instagram:

  • Página no Facebook em nome da empresa
  • Conta empresarial verificada pela Meta (recomendado)
  1. Faça login com a conta do Facebook de sua empresa atráves da opção apresentada no Opa! Suite.
  2. Selecione o portfólio empresarial que deseja conectar ao direct.
  3. Escolha as páginas que o Direct deverá acessar e clique em conitnuar.
  4. Após isso, será realizado a conexão com o parceiro.
  5. Selecione a página que será vinculada.
  6. Selecione Instalar Instagram

Atenção

Nunca remova o Opa! Suite como parceiro em sua conta, caso deseje manter a integração ativa.

Editando as Mensagens e interações

Editando as Preferências do canal

CampoDescriçãoExemplo
Prioridade dos atendimentos na filaDefine a prioridade do canal no roteamento de atendimentos. Canais com prioridade mais alta terão seus atendimentos apresentados ou direcionados antes dos de prioridade mais baixa. Pode ser baixíssima, baixa, média, alta ou altíssima.Exemplo: defina Média para o canal Telegram e Alta para o canal Instagram, garantindo que as mensagens do Instagram sejam visualizadas primeiro.
Exibir nome do atendente no cabeçalho das mensagensDetermina se o nome do atendente será exibido no topo da conversa para o cliente. Selecione entre ativo (mostrar) ou inativo (ocultar).Exemplo: Ativo: o cliente verá “João Silva”.
Verificar se contato é humanoQuando ativo, o sistema tenta identificar se a interação está sendo feita por uma pessoa ou por um bot, ajustando o fluxo de atendimento conforme necessário.Exemplo: Ativo: evita que bots externos iniciem atendimentos desnecessários.
Avisar posição na filaSe ativo, envia automaticamente ao cliente uma mensagem informando sua posição na fila de espera. É possível configurar o texto da mensagem e o intervalo de repetição do aviso.Exemplo: Mensagem: “Você está na posição {{posicao}} da fila. Aguarde um momento.”Repetição: a cada 1 minutos.

Realizado estes processos, salve as configurações para serem aplicadas.

Feito isso, seu canal do Instagram estará ativo.

Verificações a serem feitas caso o canal não funcione:

  • Verifique se o Instagram está configurado como uma conta empresarial.
  • Confirme se o Instagram está devidamente vinculado à página do Facebook.
  • Verifique se há outros aplicativos vinculados à página ou ao Instagram que possam estar interferindo.
  • Certifique-se de que o Instagram está configurado para receber mensagens de todos os usuários.

Limite de arquivos

A Meta limita o tamanho das imagens em 8mb e vídeos em 25mb no Instagram.

Considerações finais

Depois de concluir essas etapas, seu canal do Instagram estará configurado e pronto para uso no Opa! Suite.

Com essa integração, sua empresa passa a contar com um atendimento centralizado e automatizado, ampliando o alcance das interações, otimizando o tempo da equipe e fortalecendo a presença da marca nos canais digitais.

Etiquetas

CanaisdeComunicação Instagram OpaSuite OpaStore

Leia Também